SISTEMA HOLTER 24 HS

O que é e para que serve?
O Holter é um exame que permite o registo contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre num electrocardiograma, durante o período de 24 horas. Destina-se a detectar alterações do registo cardíaco durante a sua actividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente (ex: palpitações, tonturas ou perda da consciência).

Em que situações está indicado?
A realização do Holter está indicado nas seguintes situações:
· Pacientes com sintomas associados a arritmias cardíacas
· Pacientes com palpitações, perda de consciência ou que tenham sofrido um acidente isquémico transitório (AVC cuja sintomatologia regrediu durante um período inferior a 24 horas)
· Avaliar o prognóstico de alguns doentes com arritmias depois de contraírem um enfarte agudo do miocárdio.

Como se realiza o Holter?
O tórax é desengordurado com álcool e os eléctrodos são aplicados e ligados através de fios ao registador que será transportado à cintura numa bolsa apropriada. Durante as 24 horas a pessoa deve fazer a sua vida normal, excepto tomar banho, e registar num diário fornecido por um técnico, qualquer sintoma que se tenha apresentado. Após esse período o equipamento deverá ser retirado e entregue o diário dos sintomas. O Holter é habitualmente analisado por um técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.

Quanto tempo demora?
O Holter demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicar o registador e menos de 5 minutos a removê-lo. O relatório pode demorar alguns dias a elaborar.

É necessária alguma preparação?
Não é necessária qualquer preparação. Somente deve levar roupas largas de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte durante o dia.

Este exame comporta riscos?
É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eléctrodos mas não é habitual haver reacções alérgicas importantes.