SAIBA COMO FUNCIONA O SEU CORAÇÃO

 

    O coração é um órgão muscular cavitário com a função especifica de bombear sangue através das artérias e suprir de Oxigênio os tecidos dos animais . Nos vertebrados o coração possui 4 câmaras : duas de passagem e duas de bombeamento . O coração contrai cerca de 60 vezes por minuto , isto é , mais de dois bilhões de batimentos durante uma vida media de 70 anos . Como tudo isso funciona e como isso se sustenta é o que veremos a partir de agora .

ANATOMIA

Caixa de texto: veias cavas
Caixa de texto: Ventrículo Direito
Caixa de texto: Artéria Pulmonar
Artéria Pulmonar
Caixa de texto: Mitral
Artéria Pulmonar
Caixa de texto: Ventrículo Esquerdo
Artéria Pulmonar
Caixa de texto: Aorta
Artéria Pulmonar
Caixa de texto: atrio Direito
Caixa de texto: O SANGUE POBRE EM OXIGÊNIO CHEGA AO CORAÇÃO ATRAVÉS DAS VEIAS CAVAS, PASSANDO PELO ÁTRIO DIREITO E AVANÇANDO PELA VÁLVULA TRICÚSPIDE . APOS ATINGIR O VENTRÍCULO DIREITO ELE É BOMBEADO ATRAVÉS DA ARTÉRIA PULMONAR ATE OS PULMÕES ONDE OCORRE A TROCA GASOSA ENTRE O CO2 E O2 , TORNANDO O SANGUE OXIGENADO . NESTA FASE O CORAÇÃO COMEÇA O PROCESSO DE RELAXAMENTO QUE NA VERDADE FUNCIONA COMO SUCÇÃO QUANDO O SANGUE RETORNA AO LADO ESQUERDO DO CORAÇÃO PELAS VEIAS PULMONARES ATINGINDO O ÁTRIO ESQUERDO , PASSADO PELA VÁLVULA MITRAL E SENDO BOMBEADO NOVAMENTE PELO VENTRÍCULO ESQUERDO ATINGINDO A AORTA QUE É A MAIOR ARTÉRIA DO NOSSO ORGANISMO . DAI O SANGUE RICO EM OXIGÊNIO É DISTRIBUÍDO POR TODO O CORPO . 
Caixa de texto: O NÓ SINUSAL (SA node) É RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DOS ESTÍMULOS ELÉTRICOS NO CORAÇÃO SENDO TRANSMITIDOS AO NÓ ATRIOVENTRICULAR (AV node) ONDE SÃO "FILTRADOS" E REDUZIDOS EM 1/3 NA SUA FREQÜÊNCIA , SENDO ENVIADOS AOS VENTRÍCULOS PELOS RAMOS (AV bundle branches) E FIBRAS DE PURKINJE OCORRENDO A CONTRAÇÃO DO MÚSCULO CARDÍACO . 
Caixa de texto: AS CORONÁRIAS ORIGINAM-SE DA RAIZ DA AORTA , SENDO PREENCHIDAS DE SANGUE DURANTE A FASE DE RELAXAMENTO CARDÍACO , DEVIDO AO MOVIMENTO DE "SUCÇÃO" DO CORAÇÃO E O FECHAMENTO DA VÁLVULA AÓRTICA .

 

 

 

O SISTEMA ELÉTRICO CARDÍACO

O coração possui um sistema de autogeração de impulsos elétricos que são responsáveis pela contração do músculo cardíaco. Esta contração é involuntária e depende de fatores hormonais e funcionais . Também a contração cardíaca realiza-se de maneira mecânica , pela própria dilatação de suas câmaras como é o caso dos chamados corações denervados presentes nos Transplantados .

 

IRRIGAÇÃO CARDÍACA

Para a contração da musculatura cardíaca,  necessita alem do estimulo elétrico o aporte de Oxigênio para a reação química celular . Este Oxigênio é transportado pelo sangue ate as células cardíacas , sendo este sangue conduzido pelas artérias  do coração , chamadas de Coronárias .

Caixa de texto: Válvula Fechada
fase de relaxamento