ANGIOPLASTIA

A angioplastia é um procedimento, realizado por um médico especializado na técnica, cujo objectivo é desobstruir ou alargar um vaso sanguíneo, restabelecendo o fluxo sanguíneo.

Este procedimento consiste essencialmente na introdução de um pequeno tubo chamado cateter no fim do qual existe um balão insuflável. O cateter é inserido através da pele para dentro da artéria, geralmente numa área da virilha onde foi injetado um anestésico local. O doente pode receber também um sedativo para relaxar.

Uma pequena incisão é feita então no local. É passado um fio-guia através do vaso, o qual é usado para guiar o cateter. A parte do cateter que contém o balão insuflável é posicionado no local do bloqueio. Para saber exatamente onde está a posição do balão, são obtidas imagens radiológicas em tempo real, ou seja, são feitas seqüências de várias imagens. Isto ajuda o cirurgião a posicionar o fio-guia, o cateter e o balão, e localizar as áreas de bloqueio nas artérias. Este procedimento envolve injeção de um meio de contraste que “desenha” a parede da artéria, aparecendo o seu contorno quando as imagens radiológicas são tiradas. Dessa forma o cirurgião poderá ver onde está o bloqueio.

Depois de estar bem posicionado, o balão é inflado. Quando o balão é inflado expande dentro da artéria obstruída. O balão expandido força a abertura do bloqueio empurrando as paredes das artérias para fora. A artéria permanecerá aberta, pois as paredes foram esticadas e alguns dos depósitos na parede foram quebrados. Isto restaura o fluxo sanguíneo através da artéria. Um novo grupo de imagens radiológicas são tiradas após o procedimento para garantir o seu sucesso, se estas imagens confirmarem que a angioplastia restaurou o fluxo sanguíneo, o procedimento termina. Se não, o processo pode ser repetido. Em alguns casos, a angioplastia pode não ser bem sucedida sendo interrompida. Caso isso ocorra, outras opções de tratamento devem ser consideradas, tais como cirurgia cardíaca.

Após o procedimento, o paciente é levado para sala de recuperação para ser monitorizado por algumas horas. Geralmente há pouca dor após o procedimento, mas podem ser dados analgésicos se necessário. Em alguns casos o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Em outras situações, tais como a realização da angioplastia após um enfarte, é necessário internamento do doente.
 

Como se preparar para uma angioplastia?

Se o doente já estiver hospitalizado, os médicos e pessoal de enfermagem instruirão e prepararão o doente para a angioplastia. Os pacientes externos serão hospitalizados e preparados da mesma forma.

São necessários exames de laboratório para avaliar o estado clínico geral do e assegurar o sucesso do procedimento.

Se o doente é externo deve seguir as instruções abaixo, a não ser que o médico dê indicações contrárias:

Alimentação - Jejum a partir da meia noite do dia anterior ao do procedimento. Somente líquidos são permitidos.
Medicação - A maioria dos doentes continuam a tomar a medicação prescrita pelo seu médico. No caso dos diabéticos, o médico deve ser consultado para saber se é possível modificar a dose diária no dia do procedimento.
Alergias - Se o paciente tem alergias deve comunicar ao médico uma vez que pode ser alérgico ao meio de contraste. Os médicos poderão então tomar as precauções especiais durante o procedimento.
Fumo - O paciente não deverá fumar pelo menos 24 horas antes da angioplastia. Antes de começar, um médico da equipa poderá explicar ao doente o procedimento e responder a alguma eventual dúvida. A angioplastia geralmente demora de 1 a 2 horas mas alguns procedimentos podem ser mais demorados.

O que é um stent e como se coloca?

Um stent é uma pequena rede metálica tubular que é introduzida na coronária do doente por intermédio de um balão fixado na ponta do cateter. Uma vez no local desejado, o balão é inflado empurrando o stent contra as paredes do vaso obstruído. Como o stent funciona como uma pequena mola, a artéria coronária em questão permanece com o lúmen desobstruído.

 

 

Quais os cuidados a ter após angioplastia?

Na maioria dos casos o paciente permanece em observação no hospital após a realização da angioplastia.

O paciente será orientado para saber quando pode se alimentar e durante quanto tempo deve permanecer em repouso.

Em casa o doente deve:

- Permanecer relaxado e calmo por 24 horas.
- Fazer uma alimentação normal tendo em conta que será provável que lhe seja indicada uma dieta hipocalórica.
- Manter a protecção no local da inserção do cateter por um dia.
- Não conduzir durante pelo menos 24 horas.
- Não fazer esforço físico durante 48 horas.
- Não fumar durante 24 horas.

Contactar imediatamente o médico ou chamar uma ambulância se:

Houver sangramento no local de introdução do cateter, permanecendo deitado e aplicando pressão no local;
Houver alteração de cor ou temperatura na área onde o cateter foi colocado;
Houver dormência, frio ou alteração de cor no braço ou perna onde o cateter foi inserido;
Houver dor na área onde o balão de angioplastia foi inflado.
Doentes que fizeram angioplastia devem estar atentos a sintomas que possam indicar de novos bloqueios arteriais, tais como dor no peito.

As complicações deste procedimento incluem:

- sangramento e infecção do local de introdução do cateter;
- reação alérgica ao contraste usado;
- novo bloqueio da artéria. Isto pode ocorrer rapidamente ou dentro de vários meses.

Quais os riscos envolvidos?

Com as técnicas modernas, a angioplastia é bastante segura. Devido ao alargamento da artéria, introdução de dispositivos estranhos no organismo (ex: cateteres) e injeção de um meio de contraste, existem alguns riscos associados, porém as complicações não são freqüentes.

Os riscos são diferentes para cada doente e são sempre avaliados pela equipa médica antes do procedimento.

A angioplastia não é a cura da doença, é apenas uma etapa de tratamento e portanto há necessidade de atuar firme na prevenção e na redução dos fatores de risco que aumentam a deposição das placas de gordura, nas paredes dos vasos.

 

 

DR. MARCELO C. NOGUEIRA

Modificado com autorização : www.setfarma.com

Caixa de texto: